Jump to content
Stake Forum
luizoruivo

Identificando Scam (simplificado)

Featured Comment

Scam é um termo que usamos para nomear um golpe.

Muitos usuários de cryptos todos os anos caem em golpes, fraudes, grupos, pirâmides, e acabam por perder um suado dinheiro. É triste ver isso acontecendo mesmo no meio de nossa comunidade, com tantas pessoas esclarecidas do assunto que poderiam ter informado de forma preventiva. Mas todo tombo, gera um aprendizado. Já dizia Carlos Drummond de Andrade "tinha uma pedra no meio do caminho/ no meio do caminho tinha uma pedra". Problemas sempre vão existir, e eu to cansado de repetir que pessoas de má índole sempre existiram, e ainda existem, o mesmo vale para os bitcoins, vão ter pessoas por aí querendo passar a mão no seu dinheiro, e se deres mole, vai perder.

Dito isto, vamos as características de um golpe que eu aprendi na experiência. É claro que vão ter mitos/mitas online com contribuições para melhorar a lista, só conferir na discussão ;). Aí vai minha lista:

• Oferecem dinheiro sem esforço (rendimento em porcentagem irreal diária/mensal/anual de sites novos);
  • Formato do site não confiável ou duvidoso (normalmente não terminam em .com, mas mesmo esses podem ser maliciosos);
  • Retorno imediato do investido, mas sendo requerido depósito inicial;
  • O local não oferece nenhum produto, nem trabalha com nada a não ser o dinheiro dos investidores;
  • Comissões gordas de referidos;
  • Saque inicial tendo um período em relação ao depósito.

Dinheiro não é concebido imaculadamente, é preciso se esforçar, trocar por algo, lembrem sempre disso.

A melhor da sorte nas apostas, e a melhor da sabedoria nos investimentos, preparação é tudo! :D